terça-feira, 25 de março de 2014

O papel do nutricionista na suplementação



A alimentação tem papel no âmbito afetivo, social e emocional das pessoas e para os atletas referem uma característica marcante, o prazer. A ciência da nutrição esportiva é uma área relativamente nova que vem sendo amplamente estudada atualmente. Portanto a prescrição dietética e de suplementos deve respeitar a satisfação e o prazer do atleta em alimentar-se (BRAGGION, 2008).
Na maioria das vezes a prática esportiva promove um estilo de vida que torna inviável a ingestão alimentar adequada, e nesses casos e também em casos que o atleta busca superação, desempenho e máxima performance competitiva, é que a suplementação nutricional tem lugar de destaque. Este ponto é a chave de atuação do nutricionista, de acordo com a Lei nº 8.234, de 17 de setembro de 1991, o nutricionista é o único profissional habilitado para prescrever dietas. E a prescrição de suplementos alimentares, segundo previsto no parágrafo único do artigo 4° da Resolução CFN nº 390/2006, não pode ser feita de forma isolada, devendo estar junto a correção do padrão alimentar, que só pode ser realizada pelo profissional nutricionista (BRAGGION, 2008).

            O nutricionista é o profissional da saúde que estuda detalhadamente os alimentos, a alimentação e a relação de ambos, com a saúde e funcionamento do organismo humano. Este profissional utiliza a ciência da nutrição para promoção, manutenção, recuperação da saúde e prevenção de doenças. A vantagem de procurar um profissional nutricionista, é que ele é o único devidamente habilitado para prescrição de dietas e correção do padrão alimentar, as dietas devem ser calculadas individualmente, afinal, cada pessoa tem uma necessidade e uma rotina que precisa de uma dieta específica e individualizada.



            Mas e o ENDOCRINOLOGISTA?! O endocrinologista identifica se a pessoa possui problemas hormonais que a impedem de perder peso e diagnostica doenças que acompanham a obesidade, como diabetes e colesterol alto. Esse médico pode indicar fármacos redutores de apetite ou reguladores, se achar necessário. Por outro lado, o NUTRÓLOGO, outra especialidade médica se dedica ao disgnóstico, prevenção e tratamento de doenças diretamente ligadas ao comportamento alimentar. Então fica a dica, endocrinologista pode prescrever dietas? NÃO! Nutrólogo pode prescrever dietas? NÃO! A prescrição de dietas é atividade exclusiva do profissional NUTRICIONISTA! 
 

quarta-feira, 19 de março de 2014

Sugestões de refeições saudáveis

Faça três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) e pelo menos dois lanches!

  • O café da manhã é a refeição mais importante do dia, uma vez que, no período matutino, você está há, teoricamente, oito horas sem comer. É essa refeição que vai lhe proporcionar energia para começar as atividades do dia! Você pode consumir:
  • A colação (lanche da manhã), assim como os demais lanches são importantes para evitar um período maior que três horas sem se alimentar! Você pode consumir:
  • O almoço tem que conter de tudo um pouco: arroz, feijão, verduras, legumes e proteína. As melhores bebidas são água e sucos naturais (da fruta). E de sobremesa, uma fruta cai bem. Lembrando que seria interessante se a mesma quantidade que você comer de arroz, você comesse de feijão! Coloque cor no seu prato. Você pode consumir:

  • No lanche da tarde você pode consumir as mesmas coisas do café da manhã: pão, leite ou derivados, iogurte com cereal, frutas, sucos de frutas, leite com frutas e aveia, salada de frutas. São várias opções, tente trocar o refrigerante por suco.

  • O jantar é tão importante quanto o almoço, principalmente para quem pratica atividade física no período noturno. Após a atividade, consuma sua refeição normal, dando preferência ao consumo de carboidrato (pão, batata, arroz, macarrão e etc.) e proteína magra (peito de peru, frango, peixe, clara de ovo e etc.).


  • ceia (lanche noturno) é a última refeição do dia, você pode consumir: frutas, sucos de frutas, leite, iogurte, ou nozes e castanhas.



quinta-feira, 13 de março de 2014

Problema na tireoide?!

A tireoide é uma glândula fundamental para várias funções do corpo e quando não está funcionando bem, pode complicar a saúde.

Falta X Excesso

Tendência hereditária, distúrbios no sistema imune e até estresse podem afetar a produção dos hormônios. Quando há diminuição na produção dos hormônios, ocorre o hipotireoidismo. Já quando há aumento na produção dos hormônios, ocorre o hipertireoidismo.

No hipertireoidismo aparecem os seguintes sintomas:

  • Taquicardia; tremores; perda rápida de peso; olhos saltados; nervosismo.
No hipotireoidismo aparecem os seguintes sintomas:
  • Constipação intestinal (prisão de ventre); cansaço; depressão; pele ressecada; cabelos ásperos e com quedas; unhas quebradiças; anemia; perda do apetite; aumento de peso; tornozelos e rosto inchados;
    colesterol elevado; pressão baixa; desaceleração dos batimentos cardíacos; menstruação irregular; falhas de memória.


Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia