terça-feira, 25 de março de 2014

O papel do nutricionista na suplementação



A alimentação tem papel no âmbito afetivo, social e emocional das pessoas e para os atletas referem uma característica marcante, o prazer. A ciência da nutrição esportiva é uma área relativamente nova que vem sendo amplamente estudada atualmente. Portanto a prescrição dietética e de suplementos deve respeitar a satisfação e o prazer do atleta em alimentar-se (BRAGGION, 2008).
Na maioria das vezes a prática esportiva promove um estilo de vida que torna inviável a ingestão alimentar adequada, e nesses casos e também em casos que o atleta busca superação, desempenho e máxima performance competitiva, é que a suplementação nutricional tem lugar de destaque. Este ponto é a chave de atuação do nutricionista, de acordo com a Lei nº 8.234, de 17 de setembro de 1991, o nutricionista é o único profissional habilitado para prescrever dietas. E a prescrição de suplementos alimentares, segundo previsto no parágrafo único do artigo 4° da Resolução CFN nº 390/2006, não pode ser feita de forma isolada, devendo estar junto a correção do padrão alimentar, que só pode ser realizada pelo profissional nutricionista (BRAGGION, 2008).

            O nutricionista é o profissional da saúde que estuda detalhadamente os alimentos, a alimentação e a relação de ambos, com a saúde e funcionamento do organismo humano. Este profissional utiliza a ciência da nutrição para promoção, manutenção, recuperação da saúde e prevenção de doenças. A vantagem de procurar um profissional nutricionista, é que ele é o único devidamente habilitado para prescrição de dietas e correção do padrão alimentar, as dietas devem ser calculadas individualmente, afinal, cada pessoa tem uma necessidade e uma rotina que precisa de uma dieta específica e individualizada.



            Mas e o ENDOCRINOLOGISTA?! O endocrinologista identifica se a pessoa possui problemas hormonais que a impedem de perder peso e diagnostica doenças que acompanham a obesidade, como diabetes e colesterol alto. Esse médico pode indicar fármacos redutores de apetite ou reguladores, se achar necessário. Por outro lado, o NUTRÓLOGO, outra especialidade médica se dedica ao disgnóstico, prevenção e tratamento de doenças diretamente ligadas ao comportamento alimentar. Então fica a dica, endocrinologista pode prescrever dietas? NÃO! Nutrólogo pode prescrever dietas? NÃO! A prescrição de dietas é atividade exclusiva do profissional NUTRICIONISTA! 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário