quarta-feira, 9 de abril de 2014

Entendendo a Pirâmide Alimentar Infantil

Uma alimentação saudável é fator indispensável para a saúde. Não existe nenhum alimento que, sozinho contenha todos os nutrientes necessários ao organismo. Devemos escolher alimentos de grupos alimentares diferentes para termos uma refeição completa e nutritiva.
A pirâmide alimentar é um instrumento útil na educação nutricional das crianças, pois visa uma alimentação saudável e equilibrada através dos grupos alimentares.

Grupo dos Cereais



O Grupo dos Cereais forma a base, o 1º nível da Pirâmide Alimentar e é constituído pelos alimentos ricos em carboidratos, como arroz, milho, trigo, aveia, pães, macarrão, farinhas, tubérculos e raízes (batata, mandioca, inhame), etc. Esses alimentos são considerados a principal fonte de energia para o organismo e por isso devem ser consumidos em maior quantidade (5 a 9 porções por dia).



Grupo das Hortaliças


O Grupo das Hortaliças é composto pelos vegetais folhosos e legumes, alimentos de fácil acesso à população, ricos em minerais, vitaminas e fibras - nutrientes com funções reguladoras e indispensáveis ao organismo.
Encontra-se no 2º nível da pirâmide (juntamente com o Grupo das Frutas), significando que devem ser consumidos em maior quantidade (4 a 5 porções por dia). 



Grupo das Frutas


Assim como as hortaliças, as frutas são alimentos reguladores, ricos em fibras, vitaminas e minerais, e de fácil acesso à população. Devem ser consumidas 3 a 5 porções de frutas diariamente. 


Grupo das Leguminosas


Apesar de não apresentarem os mesmos valores nutritivos das carnes ou dos ovos, as leguminosas (feijões e outros grão, como a soja e a lentilha) são responsáveis por uma importante contribuição no fornecimento de proteínas à população brasileira.
A combinação entre cereais e leguminosas, nosso “arroz com feijão” de todos os dias, oferece uma proteína de alto valor biológico, ou seja, completa (contendo todos os aminoácidos essenciais). É recomendada a ingestão de 1 ou 2 porções de leguminosas diariamente.


Grupo dos Leites e derivados


No 3º nível da pirâmide, encontramos os alimentos com funções plásticas (estruturais, como formação de tecidos e proteínas), ricos em proteínas, de fonte animal (leites e carnes) e vegetal (leguminosas).
Além de proteínas, o leite fornece cálcio, magnésio e vitaminas do complexo B, merecendo especial atenção na dieta, principalmente das crianças e gestantes. Recomenda-se a ingestão de 3 porções do Grupo dos Leites diariamente.


Grupo das Carnes e Ovos


O grupo das carnes e ovos é composto por alimentos ricos em proteínas de 
fonte animal, além de ferro, zinco, vitaminas. São alimentos que contêm grande quantidade de gorduras saturadas e colesterol, o que restringe o seu consumo a 1 ou 2 porções por dia. 


Grupo dos Óleos e Gorduras


Localizado no topo da Pirâmide Alimentar, o Grupo dos Óleos e Gorduras é composto por alimentos muitos calóricos, que devem ser consumidos com moderação (1 a 2 porções diariamente). 


Grupo dos Açúcares e Doces


Dividindo com o Grupo dos Óleos e Gorduras o topo da Pirâmide Alimentar, encontramos o Grupo dos Açúcares e Doces, alimentos que devem ser consumidos com moderação (1 a 2 porções de cada grupo, diariamente), já que são ricos em energia (muito calóricos).


Referências Bibliográficas: TIRAPEGUI, Julio; MENDES, Renata Rabello. Introdução à nutrição. In: TIRAPEGUI, Julio. Nutrição: fundamentos e aspectos atuais. – São Paulo: Editora Atheneu, 2002. Cap 1. pág. 1 a 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário