quinta-feira, 10 de abril de 2014

Suplementos Alimentares




Para ter um melhor condicionamento físico, existem várias modalidades esportivas como lutas, musculação, dança e recursos que podem ser utilizados. Uma das modalidades mais procuradas é a musculação, os praticantes de musculação, geralmente buscam definição e ganho de massa muscular, e fazem uso de recursos como suplementos alimentares para alcançarem seus objetivos. Mas nem sempre os atletas utilizaram somente suplementos; anteriormente eram utilizados os anabolizantes e esteroides sem preocupação, pois acreditavam que eles proporcionavam os mesmos efeitos de suplementos e não ofereciam riscos; hoje, o uso destes produtos (anabolizantes e esteroides) é considerado ilegal, causando risco à saúde e pode levar a morte. Com essa proibição, os atletas passaram a procurar os suplementos alimentares, que são legais e desde que usados com orientação de médico e/ou nutricionista, não oferecem riscos à saúde (TIRAPEGUI, 2006).



Por definição, suplementos nutricionais são alimentos que servem para complementar com calorias e ou nutrientes a dieta diária de uma pessoa saudável, nos casos em que sua ingestão, a partir da alimentação, seja insuficiente, ou quando a dieta requer suplementação (Resolução CFN n° 380/2005).

Os suplementos alimentares podem ser utilizados para a melhora da performance e desempenho nas atividades esportivas e fitness, em especial a musculação, muitos praticantes utilizam os suplementos para obter resultados em curto período de tempo. Estes produtos priorizam na maioria dos casos, o aumento da massa muscular e oferta de energia para o músculo e redução da gordura corporal (JESUS; SILVA; 2008).

Dentre os suplementos alimentares mais utilizados, estão proteína, isotônicos, fitoterápicos e carboidratos. A grande maioria dos praticantes de exercício físico, cerca de 78%, fazem uso desses produtos sem orientação ou acompanhamento de nutricionistas ou médicos, ou seja, consomem por auto prescrição; por indicação de amigos; por indicação dos próprios instrutores da academia que em grande parte não possuem nenhuma formação específica para isso e, ou, vendedores de lojas especializadas (JESUS; SILVA; 2008).

Os suplementos são vendidos como promessas de ganho de massa muscular, ou de resistência e melhor desempenho durante a atividade física; são utilizados também por pessoas que querem perder gordura corporal. As pessoas procuram com uso de suplementos retardar o envelhecimento, melhorar condicionamento físico e adquirir um corpo ideal. Alguns dos suplementos podem auxiliar no processo de desgaste físico por atividade física intensa e são utilizados para repor substancias perdidas durante o treinamento intensivo dos atletas (ROCHA; PEREIRA; 1998).

Com o auxilio de suplementos alimentares os praticantes de exercícios físicos buscam otimizar seus resultados com o menor espaço de tempo possível. Todavia, muitas das ocasiões é esquecido o principal objetivo de tais alimentos, que é suplementar a alimentação/dieta e/ou enriquecer com nutrientes que devem ser metabolizados. O uso de suplementos alimentares nas academias por praticantes de exercício físico é uma realidade. A sua prescrição deve ser feita de forma cautelosa baseada em critérios científicos e por profissional especialista em nutrição, pois os suplementos alimentares possuem princípio ativo, posologia e efeitos colaterais adversos, que levam a varias alterações no organismo (RIGON; ROSSI; 2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário